quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Expedição Chapadas: C. dos Veadeiros

Mirante na estrada para São Jorge

Trajeto: Chapada dos Guimarães <-> Brasilia (1012km)
índice da expedição aqui

Decidimos dormir em Brasilia antes de ir para São Jorge (cidade que escolhemos na chapada). No inicio do trajeto, ficamos 300km sem ver posto, quase deu merda (vulgo, pane seca). Teve um trecho da BR070 que tinha um misto de terra e asfalto (meio bizarro)

Trajeto: Brasilia <-> São Jorge (254km)

Nada de mais nesse trajeto. Aproveitamos para ir na cachoeira dos macaquinhos antes de chegar em São Jorge, já que era caminho.

Cidade: São Jorge

Foto da área comum do camping. Bem legal. Fonte: http://www.chapadadosveadeiros.eco.br/
Onde ficar: Camping Taiua - tripAdvisor - Ótima estrutura. Lugar bonito e bem cuidado.

Onde comer: Rancho do Waldormiro - tripAdvisor - existem mais opções na cidade vizinha, Alto Paraíso de Goiás, mas a melhor dica é comer a Matula no Waldomiro, na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge (local está marcado no Trip Advisor). Comida típica da região, é tão gostosa que sempre repetimos no próximo dia.

O que fazer (atrações): ficamos só dois dias. Se tiver oportunidade, fique mais. Não usamos guia em nenhuma atração, mas recomendamos caso não queira conhecer mais do cerrado e ter mais segurança.

Macaquinhos
Macaquinhos: (dia 1) - são mais de 10 cachoeiras espalhadas em uma caminhada de 4km (ida e volta), com algumas subidas e descidas mas nada de mais. Tem até cachoeira para nudismo, mas a mais impressionante é a ultima. Paga-se 20 reais para entrar, não tem muita estrutura (não tem lanchonete), tem que ter atenção para porteiras no caminho e dizem que a ultima parte da estrada é arriscada para veículos que não sejam 4x4 (na volta, tem uma subida ingrime - o pessoal estaciona na placa de 400m e vai o restante andando).  Como chegar: wikiloc

Macacão (offroad): essa é a cachoeira para quem esta de 4x4. Eu confundi ela com macaquinhos e não fui :-( Existe relatos na internet sobre ela, como também track logs no wikiloc.

Catarata dos Couros
Couros: (dia 2) depois de uma trilha curta, você dá de cara com uma linda cachoeira e piscinas naturais. Já estaria bom, mas seguindo o rio abaixo (uma trilha pelas pedras, meio chatinha e com pouca sinalização) você encontra a atração principal, a catarata dos couros no meio do desfiladeiro. Não tem estrutura de lanchonete e não se paga entrada (2016). Como chegar: wikiloc

Vale da Lua
Vale da Lua: (dia 2) fomos no fim do dia, depois de mais uma matula. As pedras do local parecem com a superfície da lua e tem uma cachoeira no final. Paga-se para entrar e a trilha é curta. Entrada fica na estrada para São Jorge, não tem como errar, mas segue o wikiloc.

Almécegas I e II: fomos em 2015, lugar muito legal também. Ótimo para fazer no começo do dia e depois partir para o Vale da Lua, que é perto. As cachoeiras são imponentes, a trilha é moderada (em torno de 40 min) mas vale a pena. Paga-se para entrar (em torno de 30 reais)

Parque nacional: fomos também em 2015, possui duas trilhas principais, com cerca de 12km ida e volta cada (ah, e um trekking de 2 dias que deve ser louco!). Experiencia unica de andar no meio do cerrado, pelo parque adentro longe de civilização. Entrada gratuita e trilhas demarcadas. Tem um limite de pessoas no parque, então chegue cedo. Caso queira guias, é possível contratar na entrada do parque.

Sta Barbara - Fonte: wikipedia
Sta Barbara: fomos em 2015. Acho que a cachoeira mais bonita da região. Fica em Cavalcante (100km de Alto Paraíso e São Jorge) e a estrada até lá é meio puxada. Se recomenda ir de 4x4 por ter erosões fortes. Quando fui, estava de Gol alugado e perdi a placa na ida (e encontrei na volta, ufa! - travessia de rio). Além disso, vi partes dos parachoques de carros baixos pela estrada. Precisa de guia, que pode ser contratado na comunidade Kalunga na entrada da cachoeira. Tem limite de pessoas e tempo contado para ficar na cachoeira, então se planeje para chegar cedo.