|
Desbravando a Serra da Capivara |
Saímos do sul do Maranhão rumo ao Piauí. Próxima parada é a Serra dá Capivara nos arredores de São Raimundo Nonato. Planejamos somente um dia (para passeios) e não teve nenhum desafio Offroad, somente algumas estradas de terra facilmente vencidas por qualquer carro.
Aqui a estrela é o Parque Nacional dá Serra dá Capivara, um sítio arqueológico com pinturas rupestres e achados que mudaram as teorias mais aceitas até então sobre o espalhamento do homem no continente americano.
O que fazer
Museu do Homem Americano: recomenda-se passar no museu antes de ir ao parque. O museu é bem moderno, interativo, e dá ao visitante as informações necessárias para entender melhor o que será visto no parque. Vale a visita. Fica dentro da cidade de São Raimundo Nonato. (site:
http://www.fumdham.org.br/museu-do-homem-americano)
|
Pedra Furada, cartão postal do parque |
Parque: quando fomos era necessário o acompanhamento de um guia. Sua pousada pode arrumar um guia pra você. O nosso era bem ruim para explicar os detalhes do parque, então se você quiser explicações mais ricas faça questão de pegar um guia bom. O parque tem vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Entre cada sítio nos locomovemos de carro mas existem pequenas trilhas a pé para cada um dos paredões de pinturas. Subimos também em alguns mirantes para ver a secura do semi-árido..
|
Pinturas Rupestres do homem americano com datação de 10 mil anos |
Fábrica de cerâmica: a franco-brasileira que organizou o parque montou uma fábrica de cerâmica para ajudar no sustento dos moradores dá região. Lá são fabricadas peças de cerâmica com os desenhos rupestres encontrados no parque. Vale a pena conhecer o processo de fabricação e quem sabe comprar alguma coisinha, que sai bem mais em conta que na Tok Stok (sim, eles fornecem pra eles). Fica perto do parque, na zona rural. O guia nos levou até lá. Site:
http://www.ceramicacapivara.com/
Onde ficar:
|
Mesas onde Dona Ceiça serve jantar e café da manhã no Camping Pedra Furada |
Camping Pedra Furada: Ficamos no camping idealizado pela criadora do parque e hj administrado pela dona Ceiça. O camping tem alguns quartos disponíveis, sendo que um deles tem banheiro próprio (os demais compartilham os banheiros com os campistas). Dona Ceiça, uma senhora cheia de histórias pra lá de interessantes, serve café manhã e pode providenciar jantar, caso combinado com antecedência. Ela também trabalha como guia. Ficamos nos quartos de albergue por 40 reais a diária com café da manhã (o Camping era R$30 sem café). O telefone de lá é 089 98111-5194 e fica no Sitio do Mocó, na área rural do distrito de Cel José Dias, perto da entrada do parque. (
tripAdvisor)