Baofeng, o preferido dos jipeiros |
Com ele, quem está na frente pode avisar os de trás as condições e perigos da trilha. Além disso, o ultimo pode garantir que todos estão no comboio e ninguém ficou atrás com algum problema.
O modelo mais usado é o radio Baofeng UV-5r. Você encontra ele no mercado livre com preços variando em 130 reais (01/2016). Ele é um radio PY dualband, ou seja, VHF e UHF, e consegue se comunicar com os rádios talkabouts. Também tem radio FM e lanterna. Sua potencia é pequena, 5W, mas o ideal para se comunicar no comboio (ou com o zequinha passando as instruções para passar em uma erosão cabulosa) e evitar interferências com outras comunicações..
Modo de uso resumido: basta escolher a freqüência de cima ou de baixo (normalmente se usa a de cima) através do botão azul A/B, digitar e freqüência do comboio com o teclado numérico e manter apertado o botão lateral grande PPT ao falar.
Importante: o rádio é homologado pela agência reguladora, mas para usá-lo é preciso obter uma licença (indicativo) mediante uma prova feita na Anatel (para evitar que o uso possa interferir em frequências importantes, como da aviação, policia, etc). Utilizar o rádio sem essa licença é crime federal. As blitz acontecem normalmente nas estradas e visam os caminhoneiros que usam os rádios de mesa (bem mais potentes) para comunicar onde está acontecendo fiscalização. Use por sua conta e risco (sem licença).
Quer tirar licença/indicativo? Nesse blog, tem um ótimo passo a passo http://www.eaiferias.com/2016/02/off-road-radioamador.html