quinta-feira, 3 de março de 2016

Passeio: Cananéia pela Trilha das Bananas


Tipo:passeio
Dificuldade 4x4:fácil
KMs:~160
Cachoeiras:0
Travessia de Rio:vários
-> Wikiloc:aqui

Sempre que pensamos no litoral de SP, nos vêm à mente sempre as mesmas cidades, as mesmas praias….mas há tanto a explorar!

O itinerário: Trilha das Bananas de Pedro de Toledo a Iguape, terminando em Cananéia pela praia da Ilha Comprida. Fomos com um grupo de quase 30 jipeiros e, para esquentar, descemos a serra em comboio! Foi um desafio manter todos juntos durante toda a descida.

Dica: você vai passar por canais com água salgada (cuidado com a profundidade), areia, etc. Depois do passeio, faça uma lavagem completa no seu carro o quanto antes para evitar ferrugem. Ao terminar a travessia, cheque se a força da água não arrancou sua placa (ou retire-a antes do passeio)

Primeira parte: Trilha das Bananas




A trilha se inicia na cidade de Pedro de Toledo e vai até Iguape.
O visual da trilha é lindo, cheio de bananeiras, mas quase nenhum desafio para os carros, só três rios rasos (provavelmente pegamos uma época com pouca chuva).


Tem largos trechos sem casas e zero sinal de celular. Eu já fiz esse trecho sozinho, mas não sei se recomendo. Dessa vez, um Jimny furou o radiador (alguem tinha o santo pózinho - serve café também - para vedar), mas se tivesse acontecido comigo quando fui sozinho, ia ser um grande perrengue conseguir ajuda.

Segunda parte: Praia!


Terminada a Trilha das Bananas, pegamos a rodovia até entrar na praia de Ilha Comprida, foram 50 km de areião percorridos pelos jipes até Cananéia. O  vento do mar no rosto, a paisagem azul e todos aqueles jipes andando juntos: experência incrível!


Como estávamos em um número muito grande de carros, demoramos muito para chegar nesse ponto do passeio, e a maré tinha subido mais do que o programado (atenção com a maré), resultando no surgimento de um problema: a passagem por um trecho bem fundo de água. Nós conseguimos passar pela água, mas quatro Jimnys tiveram problemas e precisaram ser guinchados até o hotel (e alguns até SP!):




Mesmo com as baixas, aposto que ninguém se arrependeu de experimentar o novo: trilha, areia, água e sal! Finalizamos em um hotel de frente para o mar de Cananéia. No outro dia, procuramos algo para fazer, mas isto é assunto do próximo post: passeio para Ariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário