sexta-feira, 4 de março de 2016

Cachoeiras:2
Travessia de Rio:0
-> Wikiloc:aqui

Já que estávamos em Cananéia, demos um “Google” e descobrimos que tínhamos três cachoeiras para explorar ali por perto: Pitu, Mandira e Rio das Minas. Bora lá!

Para chegar ao ponto inicial da trilha é necessário pegar uma balsa que custa R$7,90 por veículo e tem intervalos mais longos de partida, por isso, cheque com antecedência os horários de saída, pois tivemos que esperar 45 minutos por ela.

A Cachoeira do Pitu é a mais próxima (18km do centro da cidade), mas como é a mais cheia e nosso tempo era curto, deixamos para uma próxima vez.

Logo entramos na estrada de terra que leva a Ariri (muito boa, dava para pegar 70km/h) e fomos direto para a que disseram ser a mais bonita, a Cachoeira do Rio das Minas (Estrada do Ariri, km 20). A estrada é bem tranquila, no meio da mata atlântica e vimos vários carros 4x2 alcançando o local tranquilamente. O atrativo está localizado em uma propriedade privada (Sítio Duas Quedas), portanto, é necessário pagar R$10,00 de entrada, em compensação, existem guias para te levar até o local da cachoeira e estrutura com banheiros, água e restaurante. Não comemos, mas o almoço custava R$25,00 (coma à vontade) e servia comida caseira, feita no fogão a lenha.

O caminho até a cachoeira já vale a pena, pois precisamos fazer a travessia de um rio com corda (nada muito complicado, mas dá uma sensação de “Indiana Jones”, rsrs):

A foto não mostra, mas a chegada na cachoeira é uma grande surpresa: água verdinha:

Seguimos então para Ariri, um vilarejo de pescadores chamado Ariri, 40km a frente. A ideia era almoçar um peixinho frito de frente pro rio. A cidade é bem pequena, e como era domingo, não havia muitas opções, mas achamos o restaurante da Dona Maria aberto (ufa!). A partir do meio do caminho, a estrada dá uma piorada e a média de velocidade cai para 40km/h

Na volta para Cananéia, passamos na Cachoeira do Mandira, que fica num espaço público próximo a uma comunidade quilombola (que não tivemos tempo de conhecer). A queda não é muito alta, mas o espaço para banho é muito grande e o local é bem preservado. Daria pra gastar umas boas horas ali descansando:

Para quem estiver cansado de fazer trilha, uma outra opção para é o passeio de barco até a Praia do Pereirinha (na Ilha do Cardoso) para observação de golfinhos. A embarcação turística sai do centro da cidade de Cananéia e leva cerca de 20 minutos para chegar ao local. Os passeios duram cerca de 3 horas.