terça-feira, 28 de junho de 2016

Chapada Diamantina: Alto Caparaó até SP

dia 15 - 16 - 17
Serra das Três Cruzes
dia 15 - Barra Grande BA até Alto Caparaó SP

Na expedição fizemos várias burrices, mas essa foi a maior. 1000km separam as duas cidades. Bom, já tinha feito 1000km na viagem antes, de SP até Montes Claros. Foi sussa. Então achamos que seria tranquilo agora também, né?

Ledo engano. Saímos às 6 da manhã de Barra Grande e chegamos meia noite em Alto Caparaó. :-( Não paramos para almoçar (fomos comendo lanchinhos), só abastecemos quando estava na reserva (ainda bem que tinha o tanque de 20L no teto, que dava confiança em esticar os tempos entre as paradas).

Principais burrices que poderiam ter sido evitadas:

  • Esquecemos que a Bahia não estava no horário de verão. Perdemos 1h, devíamos ter saído 1h mais cedo para não chegar tão tarde em Caparaó (não tinha mais nada aberto quando chegamos)
  • Talvez devíamos ter dormido em uma cidade próxima e ter feito a parte final no dia seguinte.
  • Tentamos evitar a estrada de terra ruim da BR 030 na saída de Barra Grande, indo em direção a Taboquinha. Fizemos uma super volta e no fim pegamos mais 26km de terra novamente.
  • Viemos pela BR101 e só pegamos a BR116 perto das 15h (pela BR418). A BR116, por ter pedágios, afugenta os caminhões. Talvez devíamos ter vindo pela BR116 desde a Bahia.
  • De SP até Minas as estradas eram duplicadas. Da Bahia para Minas não. Gênio (auto reflexão), leve isso em consideração na hora de bolar itinerários.

Na verdade, nossa ideia inicial era parar em Itacaré e depois em Arraial d Ajuda na volta, de Arraial d Ajuda até Alto Caparaó seria mais tranquilo, mas não aproveitaríamos quase nada de Itacaré e Arraial. Por isso decidimos ir direto para Barra Grande e ficar um dia cheio lá. O que ganhamos no dia maravilhoso em Barra Grande nos foi cobrado nesse trajeto.

dia 16 - Alto Caparaó

Só tínhamos um dia em Alto Caparaó e o dia estava super fechado. Nossa ideia era procurar uma trilha pra fazer e conhecer mais da cidade para voltar com tempo.

Alto Caparaó é uma das portas de entrada para o Pico da Bandeira, o 3º mais alto do Brasil (farei um post sobre o Pico da Bandeira mais pra frente, pois pretendo acampar lá logo logo). A outra entrada fica no Espirito Santo, na cidade de Pedra Menina. 

Visitando o parque por ambos os lados, você encontra cachoeiras. Dá pra subir de carro até uma parte (normalmente perto das cachoeiras), mas para chegar ao pico precisa fazer um trekking. São 4km por Pedra Menina/ES (mais íngreme) e 6,5km por Alto Caparaó. É possível acampar no parque (no lado de Pedra Menina tem até churrasqueira) para subir de madrugada (saindo às 3h) e ver o nascer do sol lá de cima. A entrada do parque em jan/2016 era 15 reais e, para acampar, mais 6 reais.

As agências de turismo oferecem um passeio de jipe circundando o parque por estradas de terra, parando em algumas cachoeiras e num restaurante que dizem ser muito bom, o Tecno Truta (não fomos). Conseguimos uma mapa (que não ajudou muito) e fomos fazer parte do trecho.

Cachoeira do Chiador (chiar=escorregar, em "Mineirêis")


Na verdade, não é trilha, é passeio por estradas de terra. Fomos visitar a cachoeira do Chiador e ir para Pedra Menina pela Serra das Três Cruzes. Tinha chovido e a estrada estava bem escorregadia, mesmo com pneu MUD (infelizmente, não registramos o passeio no Wikiloc :(  ).

Depois disso, voltamos para Alto Caparaó pelo asfalto, jantamos e nos preparamos para o último dia.

Onde ficar:
  • Pousada Vale do Caparaó - ficamos aqui. Achei simples pelo preço, não tinha nada no frigobar (cheguei da viagem super com sede e não tinha nada decente pra tomar). Apesar disso, a recepcionista Adriana é muito gentil e quebrou vários galhos! 
Instalações do Acampamento dentro do Parque
  • Parque Nacional do Alto Caparaó - pode acampar, tanto pelo lado de MG quanto ES.
Onde comer:
  • Dona Nena - no caminho para a portaria do parque no ES, comida simples mas gostosa, preço super justo, mas o mais importante, donos super simpáticos. Muito gostoso ouvir os causos do pessoal da cidade. Tanto em Pedra Menina quanto em Espera Feliz o pessoal vai saber informar o caminho.
  • Vários cafés deliciosos, inclusive um na subida pro parque pelo lado de ES ganhador de prêmios
  • Tem restaurantes chiques em Alto Caparaó, na avenida principal
PS: Desculpem nos por não termos muitos detalhes, vamos voltar lá e complementaremos o post depois.

Dia 17 - Alto Caparaó - SP

Nada de especial. Saímos às 6h e chegamos em SP, depois de 17 dias de viagem, às 17h. 5200Km e muitas aventuras depois. Espero que as dicas, tracklogs, relatos e mapas, possam servir para quem, como nós, gosta de explorar as belezas do nosso país por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário