terça-feira, 7 de junho de 2016

Chapada Diamantina: Ibicoara (Cachoeira do Buracão)

índice dos posts da  expedição - clique aqui

Buracão - Imperdível - Fonte: http://chapadatrekking.blogspot.com.br/
Dia 12 - Ibicoara – Cachoeira do Buracão

Nossa última parada na chapada diamantina, fomos a Ibicoara para visitar a cachoeira do buracão, uma das atrações mais sensacionais da chapada. Escolhemos Ibicoara para fechar nosso passeio por ser a cidade mais ao sul da chapada, já no caminho para volta.

Onde ficar: Pousada Kabana de Pedra (tripadvisor) – dos mesmos donos do ótimo restaurante de Andaraí, a pousada é ótima. O restaurante da pousada tem o mesmo (e suculento) cardápio do restaurante em Andaraí.

Flutuando entre os canions
Cachoeira do Buracão – essa atração é municipal e só entra com guia. A pousada te auxiliará na contratação do mesmo (cerca de 100 reais em jan 2016). A estrada para chegar a cachoeira é de terra (26km) e se não estiver chovendo, é possível ser percorrida com carros de passeio (o caminho não tem muito segredo, mas o guia poderá te auxiliar – não precisa de tracklog)

Uma vez no parque (6 reais para entrar), do estacionamento até a cachoeira você leva em média 1 hora. A trilha é leve, com poucas subidas e decidas íngremes.  No caminho, passamos por cachoeiras menores, mas a verdadeira atração fica no fim.

Depois de vestidos os coletes salva vidas, entramos nas aguas de uma espécie de baia, entre paredões de pedra, para ir flutuando entre cânions (a distância das paredes varia de 60 a 6m!) até chegar no buracão, que é uma “clareira” no meio dos cânions onde a cachoeira desagua. A força da cachoeira batendo nos paredões produzem ondas e spray, dando a impressão que as condições são bem adversas (me imaginei como um naufrago).

A cachoeira é linda e o visual encanta. Nada como visitar pessoalmente.


Flutuando no Mirante
Mirante do Campo Redondo - Na volta, nosso guia nos levou até o mirante do campo redondo. Lugar muito bonito e que proporciona lindas fotos, como a foto logo acima.

Você pode emendar outra atração, como a cachoeira do licorí, no mesmo dia. Ibicoara também possui a cachoeira da fumacinha, mas essa tem uma trilha mais pesada. Estávamos cansados e fizemos só a cachoeira do buracão.

Estamos chegando no fim dos posts sobre a expedição Chapada Diamantina. Na volta para São Paulo, temos ainda duas paradas. Barra Grande e Alto Caparaó, assuntos dos próximos posts.

índice dos posts da  expedição - clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário