quarta-feira, 15 de junho de 2016

Chapada Diamantina: Barra Grande / Península do Maraú

Desbravando a Península do Maraú
Dia 13 -14 - Barra Grande / Península do Maraú

Wikiloc (Trilha das Bromélias): http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=13687201
Atrações: Praia do Cassange, Lagoa Azul, Lagoa do Cassange, Farol de Taipu

Na volta para SP, resolvemos sair da chapada e passar em Barra Grande / BA.

Por que? Porque lá tem trilha para jipe \o/ além de ser um lugar lindo. Tem um site muito bom sobre a Península de Marau (onde fica Barra Grande): http://www.guiademarau.com.br/

Onde ficar: 

Pousada do Tortuga (tripadvisor): lugar bem ajeitado e com ótimo custo beneficio perto das demais pousadas de barra grande (bem caras). Café da manha fraquinho, mas de resto, tudo perfeito. Ótimos quartos, dono muito simpático, bem aconchegante.

Apesar do pouca variedade, o café da manhã
acontece quase com os pés na areia
 Onde comer:

A tapera: Um dos melhores restaurante da cidade no trip advisor. Tivemos que reservar no meio da tarde, deixando 100 reais já pagos. Comida muito boa, lugar bonito e aconchegante, preços de SP.

Bar da Rô: fica na ponta da península, onde o rio encontra o mar. Ótimo lugar para assistir o por do sol. Para comer, vão enfiar a faca. Tem consumação minima de 100 reais por pessoa O.o (não nos foi cobrado porque fomos no fim da tarde, depois do almoço). Oferece pratica de Stand Up Paddle no rio.

Dia 13 - Ibicoara até Barra Grande

Saímos de Ibicoara bem cedinho (6:00). Tome cuidado, porque o Google Maps nos mandou pela estrada do buracão e isso significou quase 100km de estrada de terra logo no começo da viagem.

A pior parte é a BR-030. Quando fomos, eles estavam trabalhando na recuperação, mas tem uma parte muito ruim. (tão ruim que por vezes a marcha desengatou do carro de tanto pula-pula)

Clique para ampliar o mapa. Coloquei meu chute de como evitar a parte
muito ruim da BR-030.
No mapa acima, sugiro um desvio para evitar a parte ruim da BR-030. O governo estava arrumando a pista, pode ser que esteja melhor. Se informe nos postos das cidades no caminho. Esse desvio leva para Camamu, cidade que dispõe de estacionamento para seu carro de passeio e serviço de barco até Barra Grande,  para quem tem 4x2 e não quer judiar do carro no caminho.

Chegamos perto da 13:00, descarregamos e fomos a pé, pela praia, na ponta do Muta, um lugar cheio de restaurantes a beira-mar. Almoçamos bem, tiramos umas sonecas e vimos o por do sol na praia.

Fim de Tarde na Ponta do Mutá
Dia 14 - Barra Grande


Visitando a Lagoa Azul! 
Wikiloc (Trilha das Bromélias): http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=13687201

Esse dia teve trilha \o/, a trilha das bromélias. Antes de seguir para a trilha, fomos atras de espetinhos de churrascos para fazermos um mini churras na hora do almoço. Que dificuldade achar espetinho, não tinha nos 3 maiores mercados da cidade nem nos açougues, compramos os palitos no supermercado, pedimos pro açougueiro cortar as carnes em cubos e fizemos nós mesmos



A trilha das bromélias nos leva, por estradas de areião, para praias desertas e para duas grandes lagoas, a lagoa Azul e a lagoa do Cassange. É necessário 4x4, vi alguns 4x2 atolados e muitas pessoas alugam quadriciclos para visitar o local

A primeira parada foi a Praia do Cassange, foto da abertura do post. Praia praticamente deserta devido ao difícil acesso. Mais a frente, encontra-se a Lagoa Azul, ótima para um banho. Tem um quiosque que vende bebidas. (foto acima)


Lagoa do Cassange, vista do nosso picnic
Saindo da Lagoa Azul, rumamos para a Lagoa do Cassange, imensa. É possível achar um cantinho para fazer um picnic a beira da lagoa.

Da-lhe churrasco na beira da lagoa
Já voltando para Barra Grande, ao lado da BR-030, dá para subir no farol e checar pelo mirante todo o caminho que você percorreu.

Após a trilha, fomos conhecer Taipu de Fora (não está no wikiloc, mas é só seguir as placas, não é trilha), tida como uma das mais belas praia do Brasil, principalmente pelas piscinas naturais formadas sobre as rochas na praia. Como a maré estava alta, não conseguimos ver esse fenômeno.  :-(

Terminamos a tarde vendo o por do sol no bar da rô, na ponta da península, e a noite jantamos no "a Tapera". No dia seguinte, rumo a Alto Caparaó/MG, nossa ultima parada antes de chegar em SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário