quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Serra da Canastra: Caminho do Céu


Tipo (?):trilha 
Dificuldade 4x4:fácil/médio
KMs (ida):~110
Condição:Seco
Cachoeiras:1*
Travessia de Rio:0
-> Wikiloc:aqui

A serra da Canastra é um lugar excepcional. Muitas cachoeiras, passeios, lugares lindos e o famoso queijo mineiro.

Caminho do Céu - hehe - sacou?
Como a maioria dos passeios são fáceis de fazer (inúmeras cachoeiras,  nascente do São Francisco, etc) e vários dão até para serem feitos de carro 4x2, vou focar o post em um dos passeio que só é possível ser feito de 4x4, o Caminho do Céu (pegue o wikiloc no quadro acima).

O Caminho do Céu é o trajeto que atravessa o parque pelo alto da serra. Existem algumas variações de caminho, mas a que fizemos (guiados pelo Rodrigo, que já tinha desbravado a região antes) saia de São Roque de Minas e terminava em Delfinópis.

Capim dourado, marca da região
Além de paisagens de tirar o folego, a chegada reserva ao jipeiro passagem pelo meio do "condomínio de pedras", com formações rochosas que se assemelham a prédios, e a uma bela visão da represa de furnas.

Fizemos a trilha no seco e consideramos uma trilha leve/moderada. Algumas erosões um pouco mais fundas e algumas pedras mais altas. Almoçamos no restaurante/pousada da Wanda, estrategicamente posicionado no meio do caminho e parada obrigatória das turmas de jipe e moto cross. Levamos 9h 30 min na trilha, sendo 7h 30 min em movimento.

Finalizando de cara para a represa
* paramos na Cachoeira das Bateias no caminho, como pode ser visto no wikiloc, para dar uma refrescada. Contudo, a "atração" do Caminho do Céu é mesmo o visual fantástico no topo da serra.

Onde ficar:

Nossa Barraca no Vila Delfinópolis
Ficamos hospedados em campings tanto na cidade de São Roque de Minas (origem) quanto na de Delfinópolis (destino). No entorno dessas cidades existem varias atrações para serem visitadas. Os campings são ótimos e tem diária em torno de 25 reais por pessoa.

Fugindo da balsa

Era feriado prolongado, domingo, e na hora de sair de Delfinópolis, pegamos uma fila enorme na Balsa. Segundo um pessoal que tinha passado horas antes, de cerca de 3 horas. Um morador nos guiou por estradas de terra e, apesar de uma super volta, evitamos ficar parados 3h em fila. Segue o wikiloc desse caminho alternativo:  http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=13078633

Nenhum comentário:

Postar um comentário