sábado, 24 de setembro de 2016

Terceira leva de acessórios: Guincho

Escolhi esse aqui ;-)


Na terceira leva de acessórios, vamos falar do guincho elétrico. Esse assunto é extenso, então vou descrever a minha experiencia ao colocar o guincho no Jimny e deixar alguns links caso queira saber mais.

Resolvi adquiri-lo quando atolei pela primeira vez e fui resgatado por um jipeiro com guincho. Eu e minha esposa fazemos alguns passeios e trilhas leves sozinhos (não é o recomendável) e vimos que o uso do guincho poderia nos salvar de algumas enrascadas.

O que é preciso levar em conta:

Capacidade do Guincho:  Primeiro passo é escolher um guincho que seja capaz de tirar o peso do seu carro dos atoleiros e afins. O quanto um guincho aguenta puxar é normalmente exibido em libras (9000lbs, 12000lbs). Para saber quanto isso equivale em quilos, multiplique por 0,45 (ou se é pra ter uma ideia, divida por 2). Um carro atolado tem seu peso quase triplicado por estar preso na lama. No caso do jimny, que pesa cerca de 1 tonelada, o guincho de 5400lbs já daria conta do recado. Eu comprei um de 9000lbs. Quanto mais potente, mais pesado o guincho e mais ele impactará a suspensão, sendo que é importante levar isso em conta na escolha da capacidade (o cabo de kevlar diminui o peso do conjunto, veja próximo item.)

Tipo de cabo: existem normalmente duas opções de cabo, o cabo de aço e o cabo kevlar. O primeiro é mais barato, mas pesa mais, é preciso tomar cuidado ao manusear (luvas) e com a possibilidade de seu rompimento. Um cabo de aço ao se romper muito provavelmente vai chicotear e, caso bata em uma pessoa, vai machucar bastante e até matar. O cabo de kevlar é bem mais leve e não chicoteia quando rompido. Para se ter ideia da diferença de peso, o mesmo guincho de 9000lbs pesa 38kg com cabo de aço e 18kg com cabo de kevlar.

Cabo de Aço - precisa de luvas, mais pesado, pode chicotear se rompido e machucar.

Cabo de Kevlar - mais seguro, mais leve, mais caro
Mesa de guincho: você precisará de uma mesa de guincho no carro para instala-lo. No Jimny e na maioria dos veículos, você tem basicamente três opções: trocar seu parachoque por um parachoque de ferro com mesa embutida; cortar parte do parachoque original e instalar somente a mesa do guincho; usar uma mesa removível que encaixa no engate (dianteiro ou traseiro). Escolhi a mesa removível e me arrependi (já explico porque *).

Parachoque de aço com mesa embutida

Adaptação no parachoque original
(provavelmente solda mesa no chassi)

Mesa de Guincho removível - Encaixe no engate


Instalação Elétrica: muitos levam o guincho para ser instalado em oficinas. Não é ciência de foguetes, dá para fazer em casa as montagens mais simples.  Basicamente, você precisa ligar o guincho na bateria. Contudo, a ligação direta não é recomendada, pois o guincho pode travar e drenar toda a bateria. Existe uma chave para cortar a tensão que pode ser comprada no ebay, fazendo com que você só ligue o guincho em dias de trilha. Outro item da instalação elétrica é o conector de cabo para soldagem, no caso de instalação removível (tentei outras menos parrudas sem sucesso). Por fim, uma modificação mais complicada que pode ser necessária dependendo do espaço para o guincho na sua mesa é a transferência da caixa de solenoide para dentro do capô.

Chave para cortar corrente - compre aqui

Conector de cabo para soldador. Use em instalações removíveis.
Compre aqui.  Não compre esse embora vendam para guincho

* porque me arrependi do guincho removível: a ideia inicial era bacana. Só instalar em caso de trilha, logo o carro não ficaria zanzando com todo o peso extra. Como bônus, não precisaria mexer no parachoque e ainda poderia usar o guincho no engate traseiro. Realidade: para usar o guincho no engate traseiro é necessário uma extensão por causa do estepe e, mesmo assim, o uso seria limitado (angulo reto) com risco de empenar o engate. O conjunto mesa + guincho é um trambolho pesado, difícil de guardar e um saco para ficar tirando e pondo do carro. Fiz uma viagem de 10 mil km que levei o guincho no portamalas, ocupando espaço, marcando as partes plasticas, por causa de 20km de trilhas mais tensas. Mas a pior característica é a redução no angulo de ataque, já que a mesa fica bem avançada. Teve um degrau em uma trilha que tive que transpor de ré pq batia a mesa do guincho antes das rodas. Estou desenhando uma solução que altere o parachoque e mantenha o guincho sempre instalado.

Guincho no engate. Útil, mas tira angulo de ataque.
para saber mais:



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