segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Trilha vs Passeio


Passeio Peruíbe-Pedro de Toledo / Iguape
Qualquer incursão na mata envolve riscos. As condições das estradas de terra e trilhas mudam conforme o tempo (chuva, vento, uso, manutenção), normalmente não existe sinal de celular para pedir ajuda e o movimento de carros é praticamente nulo.

Por isso, a opinião é unanime, não é aconselhável entrar na mata sozinho. Normalmente indicam ir em 3 carros, de preferência equipados com guincho, pneus parrudos, motor potente, para tirar carros de possíveis enroscos.

Se fazer trilhas off-roads é uma atividade coletiva, como arrumo companhia? Você pode procurar o jeep club da sua região, achar algum grupo de jeepeiros no facebook, criar um tópico no fórum 4x4brasil, esses são os principais pontos de encontro para juntar galera para trilhas.

Normalmente o pessoal classifica os eventos em dois tipos, trilhas e passeios.

Trilhas são os trajetos mais complicados e desafiadores, com erosões, atoleiros, etc.

Passeio é um caminho em melhores condições, uma estrada de terra com poucos desafios mas com visual normalmente deslumbrantes.

Vão ser nas trilhas com a galera que vocês vão conhecer e fazer amizade com pessoas que gostam de natureza e 4x4 como você, vai passar um monte de apuros e vai ter muitas histórias para contar depois.

Já os passeios são mais indicados para fazer com família e amigos que não curtem eventos tão radicais. Normalmente os passeios também são feitos em grupos, mas se você quer ser arriscar a ir sozinho (e arcar com as possíveis consequências), esse é o tipo de evento. As condições dos passeios estão sempre mudando, se chover muito um passeio pode se tornar uma trilha, então se for sozinho, tente mitigar o máximo de risco (vá num dia seco, etc)

Lembre-se: por mais que seja legal as vezes fazer o passeio sozinho, no seu próprio ritmo, com seu companheiro(a), estar só vocês e a natureza, entrar sozinho na mata, mesmo um passeio 4x4 tem seus riscos. Quebrou o carro, não pega celular, e ai? Leve isso em consideração ao decidir se vai se arriscar ou não sozinho nos passeios.

Vou tratar algumas dessas trilhas e passeios com mais detalhes em posts futuros, mas segue um pouco do que já vimos até agora:

Passeios:
  • Pedra Grande (e eventualmente Pedra do Coração) em Atibaia - vindo de Atibaia para a Pedra do Coração, a estrada é muito tranquila. Tem várias casas no caminho, um bom restaurante e até carros 4x2 sobem. Vindo da Pedra do Coração (Mairiporã), o caminho é ligeiramente mais radical (condições podem mudar com chuvas)

  • Peruíbe/Pedro de Toledo até Iguape - estrada de terra que passa em uma reserva ecológica. Algumas casas no caminho. Existem três travessias de rio, as duas primeiras podem ser evitadas com pontes. A primeira travessia, se não for pela ponte, é mais tensa. Agua cobrindo toda a roda. É um caminho bem longo. De Iguape, dá para esticar para as dunas de ilha comprida e até dar um pulo em Cananéia.

  • Peruíbe - Itanhaém - caminho bem curto dentro de uma área de reserva. Passa por alagados e com pneus MUDs não tivemos problemas. Tem algumas dunas, com caminhos bem estreitos que riscaram o carro (depois com cera sumiu tudo) e por pouco não fiquei atolado no arreião O.o O fim do passeio é pela praia até o bairro Gaivotas.
Trilhas:
  • Trilha da Placa e das Águas em Cajamar - ainda não fiz, mas é perto de SP e, pelos vídeos no youtube, parece ser bem desafiadora.

Quer adicionar algo aqui para os marinheiros de primeira viagem. Poste nos comentários que eu atualizo o post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário