segunda-feira, 30 de novembro de 2015

4x4 no asfalto, pode?


Poucos leem o manual e o vendedor não me instruiu sobre isso (e sobre um monte de outras coisas que seria importante ele falar sobre, muito triste).

Como o Jimny (e a maioria dos jeeps e caminhonetes) não tem um diferencial central, ou seja, não é um AWD (all wheel drive), não é possível utilizar o 4x4 no asfalto, mesmo se estiver chovendo (menor aderência). 

Como o asfalto tem a aderência máxima do pneu e, durante as curvas, não existe um dispositivo que controle individualmente a rotação de cada roda, forças de intensidade muito diferente atuaram sobre o sistema podendo causar sobrecarga e até quebra dos diferenciais.

4x4 só na terra, cascalho, lama, areia, enfim, onde a aderência não é máxima. 

(se seu carro possuir o diferencial central, ele estará sempre com o 4x4 ligado e você não precisa se preocupar com isso)

Uma vez na terra, lama ou areia, caso você precise de mais força para sair de algum obstaculo, use o 4x4 reduzido. Ele aciona engrenagens que multiplicaram a tração sobre as rodas, facilitando a travessia de terrenos com baixíssima aderência ou a saída de atoleiros. Outro bom uso do 4x4 reduzido é utiliza-lo como freio a motor na descida de ladeiras ingrimes e de baixa aderência, onde frear irá fazer o carro deslizar. Para travar ainda mais o carro na descida e obter maior controle, o pessoal além de utilizar a primeira marcha reduzida, liga o ar condicionado. 

Leia mais em: http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2014/06/saiba-como-usar-adequadamente-funcoes-do-seu-veiculo-4x4.html

PS: se falei alguma bobeira, me corrija nos comentários que arrumo aqui. ;-) Obrigado

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