quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A compra



Tentar ser prático e direto aqui :-P

Queríamos fazer trilha e ter um carro para nos acompanhar em aventuras. Escolhemos o Jimny. Por que?
  • 4x4 para trilhas mais barato do mercado
  • muito robusto - pouca manutenção
  • não saberia escolher um carro para trilha usado
Concessionária (SP):
  • Comprei na Salocar Alphaville, mas não recomendo (vários motivos que não vem ao caso, mas nunca mais compraria carro lá)
  • Tive a melhor impressão da Rakki Nações Unidas. Me arrependo de não ter comprado lá e todos os probleminhas que tive depois da compra, estou resolvendo lá e sendo muito bem atendido. Com certeza farei todas as revisões lá
Modelos e Opcionais:
  • 4All e 4Sport tem principalmente diferenças estéticas. As mais importantes são: o 4Sport possui ângulos de ataque maiores, o que facilita atravessar alguns obstáculos durante uma trilha, e os paralamas da caixa de roda permitem que se use rodas maiores (o do 4ALL as vezes enrosca na roda)
  • ""Opcionais"" do 4Sport: Parece que nos últimos modelos, alguns itens que eram de série viraram opcionais, são eles (está no site): engate traseiro e dianteiro, snorkel e pneu MUD (pra lama). O problema é que a fabrica produz com os opcionais atrela na nota fiscal e, se vc quiser um sem nenhum opcional, vai ter que encomendar (o que demora muito e vai prejudicar sua negociação - veja item de negociação adiante - foi o que me disseram na concessionaria, podem estar me enrolando nesse ponto). Normalmente um 4sport já é produzido com engate traseiro e snorkel.
  • Snorkel é quase que um item estético. Mesmo com ele, o nível de segurança para travessias na água é metade da altura da roda.

Dica 1: Se você quer um carro para cidade, bom, faça o teste drive antes. Ele é bem durão e muitos não acostumam.

Dica 2: pelo motivo acima, muitos desistem do carro em pouco tempo e você pode dar a sorte de encontrar um usado em ótimo estado com baixa quilometragem.

Dica 3: vai fazer passeios em estrada de terra e não liga para diferenças estéticas do 4all e 4sport, compre o 4all (veja vídeo do povo se divertindo com um 4all https://www.youtube.com/watch?v=GHxebw4FmE4). Mesmo para trilhas mais pesadas, dá para usar a diferença de preços entre modelos para calçar pneus MUD (pra lama), mexer no paralama, subir o carro na suspensão ou através de calço da carroceria, por um snorkel para ficar com visual mais aventura, enfim, vá de 4sport se vc estiver interessado em comprar o apelo visual dessa versão.

Pneu ATR vs Pneu MUD

Todos os modelos vem com pneu ATR e tem opcional de pneu MTR.

Pneu ATR é All Terrain, ou seja, 50% terra, 50% asfalto. Já o MTR é Mud Terrain, ou seja, pra lama 80% terra 20% asfalto. 

Pneu MUD vai te ajudar nas trilhas pesadas, atoleiros, etc, deixa o carro alguns centímetros (acho que 3) mais alto. Porem, vai aumentar o consumo de gasolina e fazer com que o carro perca potencia (chutaria que pela menor área de contato com o solo, devido aos sulcos grandes de auto-limpagem de lama). Olha, andar na estrada com pneu MUD é broxante MAS, na trilha é recompensador. Leve isso em consideração na hora de escolher o pneu.

Negociação
  • Carros que estão a mais tempo na concessionaria tem mais margem de manobra para descontos.
  • Cor: por causa do item acima, vão fazer de tudo para empurrar os carros que já estão na concessionaria, limitando a escolha de cor. E vão usar todos os argumentos possíveis para vc escolher uma cor que já está lá. (maior valor de revenda, não cansa os olhos, etc).
  • A concessionaria X não tem na cor que vc quer? Você pode dar uma volta nas concessionarias da cidade atras de uma que tenha um na cor de sua preferencia, assim você pode ter mais espaço para negociação no preço (o carro está a mais tempo na concessionaria). CUIDADO, por que isso pode te levar para uma concessionaria ruim.
  • Não curtiu as cores, modelos ou opcionais já previamente instalados nos carros a disposição, você terá que encomendar. Ai o espaço para negociação é minimo e o tempo para chegar seu carro é incerto (ninguém nunca consegue precisar o prazo, tenso)
  • Parece que o Snorkel é um acessório sussa de instalar em um carro que já está na concessionaria. 

2 comentários:

  1. Boa tarde Amigo...
    Muito bom o blog e obrigado pelas boas dicas.
    Adquiri um jimny recentemente, vc esta em algum jipeclube na regiáo de Barueri SP?

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    Respostas
    1. Opa! Não conheço jipe clube em Barueri. O que eu costumo fazer é organizar passeios pelos grupos de whatsapp. Dai vc vai conhecendo pessoas e fazendo outros grupos e outros passeios. Um grupo grande pra começar é o https://www.facebook.com/groups/jimny.sp/ Depois que vc entrar, tem como deixar o telefone para eles adicionarem no grupo de whatsapp. Aqui em Osasco tem um jipe clube grande, o Comando do Oeste, embora ainda não tenha tido a oportunidade de andar com eles. Tem bastante trilhas ai perto, como a da placa e águas em Cajamar e uma trilha bem pequena do lado de um residencial.

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